O nosso assunto deste post se refere a plantas medicinais do tipo verduras e legumes, cultivadas em hortaliças, usadas na elaboração de chás caseiros com diversos benefícios para a nossa saúde.
Todos nós sabemos que as verduras e legumes são plantas tradicionalmente consumidas como alimentos, muitas vezes em forma de salada, ou através de sucos, algumas em forma de xarope e boa parte delas na forma de chás.
Nem todas as verduras e legumes se aplicam na prática para chás, principalmente as plantas que têm a preferência maior por sucos, tendo em vista o aproveitamento medicinal da planta através desse meio, além do consumo normal como alimento.
Por isso, elaboramos uma lista de quais são as plantas, ou ervas, que além de alimentícias são consideradas medicinais e que costumeiramente são utilizadas para se fazer o chá caseiro tradicional.
São elas:
Abóbora
Acelga
Aipo (Salsão)
Alcachofra
Alface
Alho
Almeirão
Aspargo
Batata (Batatinha, batata-inglesa, batata-do-reino)
Batata-doce
Berinjela
Beterraba
Brócolis (Brócoli, Brócolos, Couve-brócolo)
Cará
Cebola
Cenoura
Chicória
Chuchu
Couve
Espinafre
Gengibre
Hortelã-pimenta
Inhame
Jiló
Manjericão
Mostarda
Quiabo
Pepino
Rabanete
Rábano
Salsa (Salsinha)
Para cada tipo de planta, é preciso saber qual parte da mesma deve ser utilizada na elaboração de um determinado chá, podendo ser, por exemplo, a folha fresca ou seca, a flor, o caule, a raiz, etc.
É preciso saber também qual é a dosagem adequada e se existe alguma restrição ou contraindicação.
Evite tomar chá no mesmo período em que esteja tomando remédios. Consulte sempre um médico antes de consumir qualquer tipo de chá de planta medicinal ou qualquer medicamento mesmo de origem natural.
Conheça 5.500 tipos de receitas de elaboração de chás caseiros no site www.chasdeplantasmedicinais.com.br, onde se encontram também diversas orientações gerais complementares e extensa bibliografia.