Para a elaboração de chás caseiros, relacionamos neste post as 50 plantas medicinais que apresentam benefícios contra gripe e resfriado.
Para o uso de cada tipo de planta é preciso saber qual parte da mesma é aplicável no caso de chá para gripe e resfriado, podendo ser, por exemplo, a folha fresca ou seca, a parte florida, a raiz em fatias ou em pó, etc.
Outro detalhe importante para elaboração de um chá é a dosagem a ser adotada, ou seja, a quantidade de folhas picadas para cada xícara de chá, ou qual a quantidade (em que tipo de colher fazer a medição) ou peso em grama da raiz em pó, etc. No caso de se encontrar duas ou mais receitas diferentes da mesma planta para a mesma finalidade, na dúvida, adotar a dosagem mais fraca.
É preciso observar, na receita de como elaborar o chá, se existe citação de alguma restrição, lembrando-se que a maioria dos chás não é recomendável para grávidas e lactantes e, no caso de crianças, se houver, qual é a faixa de idade a ser respeitada.
Evite tomar chá no mesmo período em que esteja tomando remédios. Consulte sempre um médico antes de consumir qualquer tipo de chá de planta medicinal ou qualquer medicamento mesmo de origem natural.
Veja abaixo a relação das 50 plantas medicinais mais conhecidas contra gripe e resfriado:
Açafrão-da-terra (Cúrcuma)
Açafroa
Agrião
Alcaçuz
Alcaravia
Alecrim
Alfavaca, o mesmo que manjericão
Alfazema
Alho
Alquemila
Anis-estrelado
Assa-peixe
Avenca
Borragem
Calêndula
Camomila
Canela
Cavalinha
Cebola
Chambá
Chapéu-de-couro
Coentro
Ênula
Equinácea
Erva-doce
Eucalipto
Gengibre
Ginseng
Girassol
Goiabeira
Graviola
Guaco
Hortelã-japonesa
Hortelã-pimenta
Imperatória
Jurubeba
Laranjeira
Limão, limoeiro
Mangueira (Manga)
Manjerona
Nabo
Pau d´arco-roxo
Poejo
Primula
Sabugueiro
Salsaparilha
Tanchagem
Tomilho
Verônica
Violeta
Conheça 5.500 tipos de receitas de elaboração de chás caseiros no site www.chasdeplantasmedicinais.com.br, onde se encontram também diversas orientações gerais complementares e extensa bibliografia.