Para a elaboração de chás caseiros, relacionamos neste post as 50 plantas medicinais que apresentam benefícios contra gripe e resfriado.

 

Para o uso de cada tipo de planta é preciso saber qual parte da mesma é aplicável no caso de chá para gripe e resfriado, podendo ser, por exemplo, a folha fresca ou seca, a parte florida, a raiz em fatias ou em pó, etc.

 

Outro detalhe importante para elaboração de um chá é a dosagem a ser adotada, ou seja, a quantidade de folhas picadas para cada xícara de chá, ou qual a quantidade (em que tipo de colher fazer a medição) ou peso em grama da raiz em pó, etc. No caso de se encontrar duas ou mais receitas diferentes da mesma planta para a mesma finalidade, na dúvida, adotar a dosagem mais fraca.

 

É preciso observar, na receita de como elaborar o chá, se existe citação de alguma restrição, lembrando-se que a maioria dos chás não é recomendável para grávidas e lactantes e, no caso de crianças, se houver, qual é a faixa de idade a ser respeitada.

 

Evite tomar chá no mesmo período em que esteja tomando remédios. Consulte sempre um médico antes de consumir qualquer tipo de chá de planta medicinal ou qualquer medicamento mesmo de origem natural.

 

Veja abaixo a relação das 50 plantas medicinais mais conhecidas contra gripe e resfriado:

Açafrão-da-terra (Cúrcuma)

Açafroa

Agrião

Alcaçuz

Alcaravia

Alecrim

Alfavaca, o mesmo que manjericão

Alfazema

Alho

Alquemila

Anis-estrelado

Assa-peixe

Avenca

Borragem

Calêndula

Camomila

Canela

Cavalinha

Cebola

Chambá

Chapéu-de-couro

Coentro

Ênula

Equinácea

Erva-doce

Eucalipto

Gengibre

Ginseng

Girassol

Goiabeira

Graviola

Guaco

Hortelã-japonesa

Hortelã-pimenta

Imperatória

Jurubeba

Laranjeira

Limão, limoeiro

Mangueira (Manga)

Manjerona

Nabo

Pau d´arco-roxo

Poejo

Primula

Sabugueiro

Salsaparilha

Tanchagem

Tomilho

Verônica

Violeta

 

Conheça 5.500 tipos de receitas de elaboração de chás caseiros no site www.chasdeplantasmedicinais.com.br,  onde se encontram também diversas orientações gerais complementares e extensa bibliografia.

Faça seu comentário no campo abaixo. Participe:

Leave a Reply

Your email address will not be published.