O assunto de hoje são as 96 plantas medicinais, usadas na elaboração de chás caseiros, que ajudam a controlar o diabetes, principalmente o diabetes tipo 2. Essas plantas são consideradas medicinais porque elas têm propriedades terapêuticas, ou seja, têm capacidade curativa ou ajudam a melhorar a saúde se usadas adequadamente.
Todas essas 96 plantas podem atuar favoravelmente em relação ao diabetes, mas apresentam também outros benefícios através dos chás de acordo com seus princípios ativos (substâncias químicas naturais) e respectivas propriedades terapêuticas.
Por exemplo, a Carqueja é uma das plantas que se destaca entre os chás campeões em benefícios, com 60 indicações de melhorias para a saúde, além do controle do diabetes.
A Camomila é outra de grande destaque, muito conhecida em todo o Brasil, com quase 50 benefícios, além do controle do diabetes.
Lembrando que algumas das plantas aqui citadas ainda não se encontram em nosso site, recomendamos que os nossos usuários-clientes procurem as receitas de elaboração de chás, sobre diabetes, digitando a palavra “diabete” ou “diabetes”, ou digitando as palavras-chave tais como: glicemia, açúcar no sangue e glicose no sangue. Em seguida, basta escolher o tipo de planta mais facilmente encontrada em seu quintal, ou no comércio de sua região, ou pela internet, evitando aquelas que possam apresentar restrições em relação ao estado de cada tipo de pessoa, como por exemplo, gravidez, crianças, hipertensos, etc.
No caso de se procurar pelas palavras “diabético” ou “hipoglicemia” serão apresentadas, em nosso site, todas as receitas de plantas com recomendações de serem evitadas por diabéticos que têm problemas constantes de hipoglicemia. Provocando a queda do nível do açúcar no sangue, as plantas dessas receitas poderão prejudicar o diabético que já está com problemas de baixo nível de glicemia.
Evite tomar chá no mesmo período em que esteja tomando remédios. Consulte sempre um médico antes de consumir qualquer tipo de chá de planta medicinal ou qualquer medicamento mesmo de origem natural.
Para cada tipo de planta, é preciso saber qual parte da mesma deve ser utilizada na elaboração de um determinado chá, podendo ser, por exemplo, a folha fresca ou seca, a flor, o caule, a raiz, etc. É preciso saber também qual é a dosagem adequada e se existe alguma restrição ou contraindicação. Essas e outras informações estão em todas as nossas receitas.
Conheça 5.600 tipos de receitas de elaboração de chás caseiros no site www.chasdeplantasmedicinais.com.br, onde se encontram também diversas orientações gerais complementares e extensa bibliografia.
A seguir, os nomes populares de 96 plantas medicinais de chás para ajudar no controle do diabetes:
Acerola
Aipo, o mesmo que Salsão
Alcachofra
Alcaçuz
Alecrim
Alface
Alfafa
Alho
Alquemila
Amêndoa
Amora-branca
Amora-negra
Assa-peixe
Avenca
Azeitona-roxa
Bardana
Berinjela
Borragem
Cabelo-de-milho
Caju
Camomila
Cana-de-macaco
Canela-de-índio
Canela-de-velho
Capim-pé-de-galinha
Caqui
Carambola
Carqueja
Cavalinha
Cebola
Centáurea-menor (Fel-da-terra)
Chicória
Cipó-cruz
Cipó-doce
Cipó-suma
Coentro
Cravo-da-índia
Dente-de-leão (Taraxaco)
Embaúba
Erva-de-passarinho
Eucalipto
Fáfia
Faveira
Feijão
Fisálide
Funcho
Galega
Garra-do-diabo
Genciana
Gengibre
Ginseng
Goiabeira
Graviola
Groselha-negra
Guaraná
Hibisco
Insulina-vegetal
Jabuticaba
Jamelão (Jambolão)
Jatobá
Jucá, (Pau-ferro)
Jujubeira
Jurubeba
Limão
Lixeira
Maçã
Mamão
Mangueira (Manga)
Maracujá
Marmeleiro (Marmelo)
Melão-de-são caetano
Milho
Moringa
Mororó
Nogueira
Noni
Noz
Oliveira
Passiflora-Encarnada
Pata-de-vaca
Pau-amargo
Pedra-ume-caá
Pêssego
Picão
Picão-branco
Pitaia
Quebra-pedra
Quebra-tudo
Sabugueiro
Salsa
Sálvia (Salva)
Sucupira
Tamarindo
Tanchagem
Urtiga
Visqueiro
(Atualizado em fevereiro/2020)
