O chá caseiro de folhas de goiabeira, de goiabas vermelhas ou brancas, é um dos mais tradicionais da cultura popular brasileira, muito lembrado quando se procura, por exemplo, uma solução para a diarreia, dentre muitos outros benefícios proporcionados por esse tipo de planta.

 

Para quem não tem um pé de goiabeira no quintal, ou nas imediações de sua residência, pode adquirir as folhas secas para chá disponíveis no comércio.

 

Apresentamos, a seguir, duas receitas simples para fazer o chá de Goiabeira contra a diarreia:

 

Receita com folhas frescas picadas – Goiabeira vermelha ou branca

Diarreia

Receita 3994

Goiabeira (Goiaba)

Nome científico: Psidium guajava

Goiabeira, 4 colheres (sopa) de folhas frescas picadas.

Ferver 1 litro de água.

Derramar água fervente sobre as folhas e aguardar amornar.

Tomar uma xícara (chá) até 3x dia.

Restrições não encontradas.

 

Receita com folhas secas picadas – Goiabeira vermelha ou branca

Diarreia

Receita 3967

Goiabeira (Goiaba)

Nome científico: Psidium guajava

Goiabeira, 2 colheres (sopa) de folhas secas picadas.

Ferver 1 litro de água.

Derramar água fervente sobre as folhas e aguardar amornar.

Tomar uma xícara (chá) até 3x dia.

Restrições não encontradas.

 

 

Atenção

 

Cada receita aqui citada se refere somente à divulgação de como elaborar um chá caseiro.

Consulte sempre um médico antes de consumir qualquer tipo de chá de planta medicinal ou qualquer medicamento mesmo de origem natural.

 

As partes da goiabeira usadas para chás são as folhas e os brotos, utilizadas frescas (verdes) ou secas, podendo variar a dosagem de acordo com cada receita. 4 colheres tipo sopa de folhas frescas (verdes) aqui citadas correspondem aproximadamente a 1 xícara (tipo chá) cheia de folhas frescas picadas antes de misturar com a água fervente.

 

Não estranhe da quantidade de colheres de folhas secas picadas ser menor que a quantidade de folhas frescas, porque as secas mesmo sendo mais leves (sem água no seu estado químico) e em menor quantidade,  têm menor concentração de toxicidade e possivelmente maior ação proporcional dos princípios ativos que as frescas. Ver nosso post “Usar Folhas Frescas ou Secas…”

 

No caso de apanhar folhas de goiabeira de rua, avenida ou beira de estrada, sendo esta planta facilmente encontrada em todo o Brasil, para fazer o chá, recomenda-se lavar muito bem as partes a serem utilizadas por motivo de poluição. Escolher de preferência as folhas mais novas.

 

Conheça 5.500 tipos de receitas de elaboração de chás caseiros no site www.chasdeplantasmedicinais.com.br,  onde se encontram também diversas orientações gerais complementares e extensa bibliografia.

Faça seu comentário no campo abaixo. Participe:

Leave a Reply

Your email address will not be published.