Estima-se que entre 20 e 40 milhões de brasileiros sofrem de asma, significando algo em torno de até 20% de toda a população. Infelizmente, morrem 3 pessoas por dia por causa da asma.
Os chás caseiros de plantas medicinais se constituem numa opção complementar para ajudar no tratamento da asma. Tendo em vista contribuir com informações atualizadas sobre o assunto, estamos apresentando abaixo uma relação com 80 plantas medicinais conhecidas no Brasil e em diversos países.
A relação cita o nome popular de cada planta. Não incluímos na relação os nomes científicos, que estão em nosso site, os quais facilitam a identificação das plantas em qualquer região ou país, além da tradicional identificação pelo nome popular. No caso de dúvida sobre o nome popular de uma planta, consulte o nome científico, ou vice-versa.
Para cada tipo de planta medicinal, é preciso saber qual parte da mesma deve ser utilizada na elaboração de um determinado chá, podendo ser, por exemplo, a folha fresca ou seca, a flor, o caule, a raiz, etc. É preciso saber também qual é a dosagem adequada e se existe alguma restrição ou contraindicação. Essas e outras informações estão em todas as nossas receitas.
Por exemplo, no caso da planta Angico, utiliza-se para chá somente a casca. As outras partes da planta são perigosas para uso na forma de chá.
Conheça 5.564 tipos de receitas de elaboração de chás caseiros no site www.chasdeplantasmedicinais.com.br, onde se encontram também diversas orientações gerais complementares e extensa bibliografia.
Evite tomar chá no mesmo período em que esteja tomando remédios. Consulte sempre um médico antes de consumir qualquer tipo de chá de planta medicinal ou qualquer medicamento mesmo de origem natural.
A seguir, relação com os nomes populares de 80 plantas medicinais que podem ajudar no tratamento da asma, contribuindo também essas plantas com muitos outros benefícios para a saúde:
Abacateiro
Açafrão-da-terra (Cúrcuma)
Agrião
Aipo (Salsão)
Alcaçuz
Alfafa
Alfazema
Amor-perfeito
Angélica
Angico
Anis
Anis-estrelado
Arruda
Artemísia (Losna)
Assa-peixe
Avenca-negra
Bardana
Camédrio
Cardo-santo
Carqueja
Centáurea-maior
Chambá
Cipó-caboclo
Cipó-cruz
Cipó-de-cobra
Cipó-doce
Cipó-mil-homens
Cipó-suma
Cordão-de-frade
Embaúba
Ênula
Erva-de-passarinho
Erva-doce
Espinheira-santa
Eucalipto
Farfaraccio
Flor-da-noite
Framboesa (Framboeseira)
Funcho
Gengibre
Gerânio
Ginkgo-biloba
Girassol
Graviola
Groselha-negra
Guaco
Hera-terrestre
Hibisco
Íris
Jabuticaba
Jamelão (Jambolão)
Jatobá
Jucá (Pau-ferro)
Jujubeira
Madressilva
Malva
Mangueira
Manjerona
Maracujá
Marroio-branco
Moringa
Nêveda
Pau-ferro
Picão
Poejo
Primavera
Pulmonária
Rinchão das boticas
Salsa (Salsinha)
Sálvia (Salva)
Serpilho
Sucupira
Tanchagem
Tília
Urtiga
Urucum
Uxi-amarelo
Verônica
Violeta
Zimbro