Chás Caseiros Para Asma

Estima-se que entre 20 e 40 milhões de brasileiros sofrem de asma, significando algo em torno de até 20% de toda a população. Infelizmente, morrem 3 pessoas por dia por causa da asma.

 

Os chás caseiros de plantas medicinais se constituem numa opção complementar para ajudar no tratamento da asma. Tendo em vista contribuir com informações atualizadas sobre o assunto, estamos apresentando abaixo uma relação com 80 plantas medicinais conhecidas no Brasil e em diversos países.

 

A relação cita o nome popular de cada planta. Não incluímos na relação os nomes científicos, que estão em nosso site, os quais facilitam a identificação das plantas em qualquer região ou país, além da tradicional identificação pelo nome popular. No caso de dúvida sobre o nome popular de uma planta, consulte o nome científico, ou vice-versa.

 

Para cada tipo de planta medicinal, é preciso saber qual parte da mesma deve ser utilizada na elaboração de um determinado chá, podendo ser, por exemplo, a folha fresca ou seca, a flor, o caule, a raiz, etc. É preciso saber também qual é a dosagem adequada e se existe alguma restrição ou contraindicação.  Essas e outras informações estão em todas as nossas receitas.

Por exemplo, no caso da planta Angico, utiliza-se para chá somente a casca. As outras partes da planta são perigosas para uso na forma de chá.

 

Conheça 5.564 tipos de receitas de elaboração de chás caseiros no site www.chasdeplantasmedicinais.com.br,  onde se encontram também diversas orientações gerais complementares e extensa bibliografia.

 

Evite tomar chá no mesmo período em que esteja tomando remédios. Consulte sempre um médico antes de consumir qualquer tipo de chá de planta medicinal ou qualquer medicamento mesmo de origem natural.

 

A seguir, relação com os nomes populares de 80 plantas medicinais que podem ajudar no tratamento da asma, contribuindo também essas plantas com muitos outros benefícios para a saúde:

 

Abacateiro

Açafrão-da-terra (Cúrcuma)

Agrião

Aipo (Salsão)

Alcaçuz

Alfafa

Alfazema

Amor-perfeito

Angélica

Angico

Anis

Anis-estrelado

Arruda

Artemísia (Losna)

Assa-peixe

Avenca-negra

Bardana

Camédrio

Cardo-santo

Carqueja

Centáurea-maior

Chambá

Cipó-caboclo

Cipó-cruz

Cipó-de-cobra

Cipó-doce

Cipó-mil-homens

Cipó-suma

Cordão-de-frade

Embaúba

Ênula

Erva-de-passarinho

Erva-doce

Espinheira-santa

Eucalipto

Farfaraccio

Flor-da-noite

Framboesa (Framboeseira)

Funcho

Gengibre

Gerânio

Ginkgo-biloba

Girassol

Graviola

Groselha-negra

Guaco

Hera-terrestre

Hibisco

Íris

Jabuticaba

Jamelão (Jambolão)

Jatobá

Jucá (Pau-ferro)

Jujubeira

Madressilva

Malva

Mangueira

Manjerona

Maracujá

Marroio-branco

Moringa

Nêveda

Pau-ferro

Picão

Poejo

Primavera

Pulmonária

Rinchão das boticas

Salsa (Salsinha)

Sálvia (Salva)

Serpilho

Sucupira

Tanchagem

Tília

Urtiga

Urucum

Uxi-amarelo

Verônica

Violeta

Zimbro