Chás Caseiros Para Depressão

A depressão é caracterizada como sendo uma doença mental, da modernidade atual, que deve ser tratada pela medicina e pela psicologia.

 

A depressão é considerada hoje um dos males do século, afetando milhões de pessoas de diferentes idades, em todo o planeta.

 

A depressão pode ser identificada de diversas maneiras, tais como:

– Angústia;

– Estresse;

– Falta de sono;

– Sensação de vazio interior;

– Sentimento de solidão;

– Tristeza, e outras formas de comportamento.

 

Ao longo do tempo o conhecimento popular sobre plantas medicinais ficou cada vez mais enriquecido, principalmente com a rapidez da difusão e troca de informações entre regiões e países. Muitas pesquisas científicas já foram feitas, muitos investimentos em medicamentos fitoterápicos aconteceram, tudo isso contribuindo para o acúmulo de mais conhecimentos sobre plantas medicinais, sabendo-se que existe ainda um caminho muito longo a percorrer nesse sentido.

 

Os chás caseiros de plantas medicinais constituem um recurso adicional que pode ajudar no tratamento da depressão, mas que não deve ser visto como solução salvadora, única e definitiva desse problema.

 

Vale a pena lembrar que para qualquer tipo de chá é recomendável não toma-lo por período muito prolongado. Para a maioria dos chás, após o consumo durante um mês, deve ser feita uma pausa de alguns dias para voltar a toma-lo, ou para mudar para outro. Existem alguns chás para os quais se recomenda o consumo de somente uma ou duas semanas de forma contínua, devendo fazer um intervalo antes de voltar a toma-los.

 

Evite tomar chá no mesmo período em que esteja tomando remédios. Consulte sempre um médico antes de consumir qualquer tipo de chá de planta medicinal ou qualquer medicamento mesmo de origem natural.

 

Para cada tipo de planta, é preciso saber qual parte da mesma deve ser utilizada na elaboração de um determinado chá, podendo ser, por exemplo, a folha fresca ou seca, a flor, o caule, a raiz, etc. É preciso saber também qual é a dosagem adequada e se existe alguma restrição ou contraindicação.  Essas e outras informações estão em todas as nossas receitas.

 

Conheça 5.500 tipos de receitas de elaboração de chás caseiros no site www.chasdeplantasmedicinais.com.br,  onde se encontram também diversas orientações gerais complementares e extensa bibliografia.

 

A seguir, os nomes populares de 44 plantas medicinais conhecidas para chás contra a depressão, levando em conta que essas plantas contribuem também com muitos outros benefícios para a saúde:

 

Açafrão

Alcaçuz

Alecrim

Alfavaca (Manjericão)

Alfazema

Amoreira (Amora)

Angélica

Aveia

Borragem

Camomila

Capim-santo

Cardamomo

Cardo-santo

Catuaba

Cenoura

Cipó-doce

Cipó-mil-homens

Damiana

Erva-cidreira (Melissa)

Erva-de-são-joão (Hipérico)

Erva-príncipe

Estévia

Flor-da-noite

Ginkgo-biloba

Ginseng

Graviola

Groselha-negra

Hibisco

Hipericão

Jasmim

Jujubeira

Laranjeira

Manjerona

Maracujá

Noz-moscada

Papoula

Passiflora

Pfaffia (Fáfia)

Salgueiro-branco

Tília

Tomilho

Valeriana

Violeta

Zimbro