Chás Caseiros Para Dores de Cabeça ou Cefaleia

Apresentamos hoje os nomes populares de 40 plantas medicinais, tradicionalmente utilizadas na elaboração de chás caseiros para dores de cabeça, dispondo também essas plantas de outras propriedades com mais benefícios para a saúde.

 

É muito comum se confundir dor de cabeça com enxaqueca, o que na realidade não é a mesma coisa, embora bem parecidas para uma pessoa leiga. Existem vários tipos de dor de cabeça. A enxaqueca é um dos tipos de dor de cabeça, que se diferencia dos demais por ser ela persistente ou crônica. Todas as dores de cabeça, inclusive a enxaqueca, são chamadas tecnicamente de Cefaleia. O nosso assunto de hoje está focado em dores de cabeça em geral, exceto enxaqueca, embora algumas plantas medicinais da relação sejam aplicáveis também para chás contra enxaqueca.

 

A relação apresentada cita o nome popular de cada planta. Não incluímos na relação os nomes científicos, que estão em nosso site, os quais facilitam a identificação das plantas em qualquer região ou país, além da tradicional identificação pelo nome popular. No caso de dúvida sobre o nome popular de uma planta, consulte o nome científico, ou vice-versa.

 

Para cada tipo de planta medicinal, é preciso saber qual parte da mesma deve ser utilizada na elaboração de um determinado chá, podendo ser, por exemplo, a folha fresca ou seca, a flor, o caule, a raiz, etc. É preciso saber também qual é a dosagem adequada e se existe alguma restrição ou contraindicação.  Essas e outras informações estão em todas as nossas receitas.

 

Conheça 5.600 tipos de receitas de elaboração de chás caseiros no site www.chasdeplantasmedicinais.com.br,  onde se encontram também diversas orientações gerais complementares e extensa bibliografia.

 

Evite tomar chá no mesmo período em que esteja tomando remédios. Consulte sempre um médico antes de consumir qualquer tipo de chá de planta medicinal ou qualquer medicamento mesmo de origem natural.

 

Para fazer o chá contra dor de cabeça, dentre as mais conhecidas, existem as seguintes opções de plantas medicinais:

 

Abacateiro

Aipo

Alecrim

Alfazema

Alquemila

Aluman

Amora (Amoreira)

Amor-perfeito

Angélica

Artemísia

Aspérula

Cabelo-de-milho

Camomila

Capim-santo

Cavalinha

Coentro

Cravo-da-índia

Erva-cidreira

Erva-doce

Flor-da-noite

Funcho

Gerânio

Ginkgo-biloba

Girassol

Guaraná

Hortelã-japonesa

Laranjeira

Limão (Limoeiro)

Louro

Macela

Manjerona

Maracujá

Marmeleiro

Melissa

Mil-folhas

Sálvia

Tanaceto

Tulsi

Valeriana

Violeta