Os chás caseiros de plantas medicinais podem aliviar as dores nas costas e também podem ajudar a cura-las, sendo necessário porém, em muitos casos, a mudança de hábitos da pessoa com o problema, sendo recomendável também a prática de exercícios físicos.

Há pessoas, principalmente idosos, que têm o problema por vários anos, sofrendo com a dor de forma permanente, mas que resistem em mudar os hábitos, alegando, por exemplo, que estão com a idade muita avançada para mudar.

 

Quase todo mundo já sabe que os principais motivos das dores nas costas podem ser:

– Má postura;

– Levantar peso de forma incorreta;

– Falta de exercícios;

– Dormir em colchão inadequado;

– Algum tipo de inflamação, fibromialgia e outras causas.

 

Conforme estudos e pesquisas, a dor nas costas é um problema para o qual não tem idade, podendo atingir jovens e idosos, homens e mulheres.

 

Para facilitar a pesquisa de nossos leitores, reunimos neste post as plantas medicinais mais conhecidas para a elaboração de chás caseiros contra dores nas costas, destacando que essas plantas contribuem também com muitos outros benefícios para a saúde, algumas delas para reumatismo, outras para artrite, gota, etc.

 

Vale a pena lembrar que para qualquer tipo de chá é recomendável não toma-lo por período muito prolongado. Para a maioria dos chás, após o consumo durante um mês, deve ser feita uma pausa de alguns dias para voltar a toma-lo, ou para mudar para outro. Existem alguns chás para os quais se recomenda o consumo de somente uma ou duas semanas de forma contínua, devendo fazer um intervalo antes de voltar a toma-los.

 

Evite tomar chá no mesmo período em que esteja tomando remédios. Consulte sempre um médico antes de consumir qualquer tipo de chá de planta medicinal ou qualquer medicamento mesmo de origem natural.

 

Para cada tipo de planta, é preciso saber qual parte da mesma deve ser utilizada na elaboração de um determinado chá, podendo ser, por exemplo, a folha fresca ou seca, a flor, o caule, a raiz, etc. É preciso saber também qual é a dosagem adequada e se existe alguma restrição ou contraindicação.  Essas e outras informações estão em todas as nossas receitas.

 

Conheça 5.500 tipos de receitas de elaboração de chás caseiros no site www.chasdeplantasmedicinais.com.br, onde se encontram também diversas orientações gerais complementares e extensa bibliografia.

 

A seguir, os nomes populares de 34 plantas medicinais conhecidas para chás contra as dores nas costas:

 

Açafrão-da-terra (Cúrcuma)

Alecrim

Alface

Assa-peixe

Camomila

Cana-de-macaco

Canela

Canela-de-velho

Capim-santo

Carqueja

Chapéu-de-couro

Cipó-azougue

Cipó-cabeludo

Cipó-cravo

Cipó-suma

Damiana

Erva-baleeira

Erva-doce

Eucalipto

Garra-do-diabo

Gengibre

Guaco

Hortelã

Língua-de-vaca

Louro

Manjericão

Mentrasto (Erva-de-são-joão)

Parietária (Fura-paredes)

Peônia

Salgueiro

Sálvia

Sucupira

Urtiga

Valeriana

Faça seu comentário no campo abaixo. Participe:

Leave a Reply

Your email address will not be published.