Chás Caseiros Para Febres

A febre consiste no aumento da temperatura do corpo acima do limite normal, causada por algum problema de saúde. Os sintomas, ou seja, os sinais iniciais que indicam a existência de febre podem ser calafrio, tremedeira, sensação de frio, indisposição, etc. A rigor, a febre não é considerada uma doença, mas sim uma reação do organismo contra alguma coisa que está fora do normal, sendo necessário, porém, que se faça um tratamento adequado.

 

Uma forma de ajudar no tratamento contra a febre se refere aos chás caseiros, feitos de plantas medicinais.

 

Para cada tipo de planta medicinal, é preciso saber qual parte da mesma deve ser utilizada na elaboração de um determinado chá, podendo ser, por exemplo, a folha fresca ou seca, a flor, o caule, a raiz, etc. É preciso saber também qual é a dosagem adequada e se existe alguma restrição ou contraindicação.  Essas e outras informações estão em todas as nossas receitas.

 

É importante lembrar que muitas plantas medicinais não devem ser usadas em forma de chás pelas gestantes, lactantes e crianças.

 

Conheça 5.500 tipos de receitas de elaboração de chás caseiros no site www.chasdeplantasmedicinais.com.br,  onde se encontram também diversas orientações gerais complementares e extensa bibliografia.

 

Evite tomar chá no mesmo período em que esteja tomando remédios. Consulte sempre um médico antes de consumir qualquer tipo de chá de planta medicinal ou qualquer medicamento mesmo de origem natural.

 

Apresentamos abaixo uma relação com os nomes populares de 68 plantas medicinais conhecidas para a elaboração de chás caseiros contra a febre, contribuindo também essas plantas com muitos outros benefícios para a saúde:

 

Abóbora

Alecrim

Alfavaca

Alquemila

Alteia

Aluman

Amora (Amoreira)

Amor-perfeito

Azevinho

Bardana

Berberis

Borragem

Cajazeira (Cajá)

Camomila

Canela

Capim-limão

Capim-santo

Caqui (Caquizeiro)

Carapiá

Cardo-santo

Carqueja

Cavalinha

Celidônia

Centáurea-menor

Chambá

Cipó-mil-homens

Cordão-de-frade

Cravo-da-índia

Erva-cidreira

Erva-de-bicho

Eucalipto

Flor-de-sangue

Freixo

Funcho

Galega

Garra-do-diabo

Genciana

Gervão

Girassol

Groselha-negra

Guaco

Hibisco

Hortelão-japonesa

Japecanga

Laranjeira

Losna

Macela

Manjericão

Melissa

Mentrasto

Moringa

Oliveira

Pau-d´arco-roxo

Pau-pereira

Pfáffia (Fáfia)

Poejo

Quássia

Quebra-pedra

Quina-quina

Sabugueiro

Sucupira

Tamarindo

Tomilho

Tulsi

Urtiga

Urucum

Uxi-amarelo

Violeta