Chás Caseiros Para Prisão de Ventre

É comum as pessoas terem prisão de ventre, intestino preso ou constipação intestinal, que significam a mesma coisa, uma vez ou outra. Para soltar o intestino, algumas frutas ajudam a resolver o problema, tais como: mamão, uva, pera, ameixa e outros tipos de alimentos que todas as vovós conhecem.

Há pessoas que tem esse problema com certa frequência ou até de forma contínua, em alguns casos não conseguindo resolver em definitivo com os recursos de alimentação já amplamente conhecidos.

Um recurso adicional, como solução muito prática e econômica, são os chás caseiros de plantas medicinais, além obviamente do tratamento médico convencional.

Para cada tipo de planta, é preciso saber qual parte da mesma deve ser utilizada na elaboração de um determinado chá, podendo ser, por exemplo, a folha fresca ou seca, a flor, o caule, a raiz, etc. É preciso saber também qual é a dosagem adequada e se existe alguma restrição ou contraindicação.  Essas e outras informações estão em todas as nossas receitas.

 

Conheça 5.500 tipos de receitas de elaboração de chás caseiros no site www.chasdeplantasmedicinais.com.br,  onde se encontram também diversas orientações gerais complementares e extensa bibliografia.

 

Evite tomar chá no mesmo período em que esteja tomando remédios. Consulte sempre um médico antes de consumir qualquer tipo de chá de planta medicinal ou qualquer medicamento mesmo de origem natural.

 

Apresentamos abaixo uma relação com os nomes populares de 65 plantas medicinais conhecidas para a elaboração de chás caseiros contra a prisão de ventre, contribuindo também essas plantas com muitos outros benefícios para a saúde:

 

Açafroa

Acelga

Aipo (Salsão)

Alcachofra

Alcaçuz

Alfavaca (Manjericão)

Aloevera

Amor-perfeito

Anis-estrelado

Arruda

Bardana

Batata-de-purga

Boldo-baiano

Briônia

Cajazeira (Cajá)

Camédrio

Camomila

Caqui (Caquizeiro)

Carqueja

Caruru (Amaranto)

Cáscara-sagrada

Centáurea-menor

Chapéu-de-couro

Chá-verde

Chicória

Cipó-azougue

Cipó-caboclo

Cipó-cruz

Cipó-mil-homens

Cravo

Dentre-de-leão (Taraxaco)

Erva-baleeira

Erva-cidreira (Melissa)

Erva-doce

Espinheiro

Fedegoso

Framboesa (Framboeseira)

Frângula

Fumária

Funcho

Gengibre

Graviola

Guaçatonga

Hibisco

Jamelão (Jambolão)

Jurubeba

Labaça

Laranjeira

Linhaça (Semente)

Malva

Nogueira

Oliveira

Pata-de-vaca

Pau-pereira

Pisilium

Quebra-pedra

Rosa-branca

Ruibarbo

Sabugueiro

Salsa

Sene

Sensitiva

Tamarindo

Violeta

Zedoária