Essa é uma dúvida muito frequente, quando se fala da elaboração de um chá: “É melhor guardar o chá coado, ou com a erva junto, na mesma vasilha, para se tomar depois?”

O chá deve ser guardado, de preferência, já coado, porém nada impede de se guardar com a erva junto.

A desvantagem de se guardar o chá com a erva junto é que a bebida se torna um pouco mais amarga. Por isso, talvez seja melhor guardar o chá já coado.

Outra vantagem de se guardar o chá coado é quando se trata de pó de raiz ou pó de casca, por exemplo. Quando a parte usada da planta é na forma de pó, recomenda-se usar coador especial que retenha todo o pó, ou coador de papel de fazer café ou coador de pano. Exige-se atenção e maiores cuidados, que são preferíveis ocorrer só uma vez por dia, quando se pretende tomar duas, três ou mais xícaras por dia. Detalhe importante: para a grande maioria dos tipos de chás recomenda-se tomar no máximo até 3 xícaras por dia.

Há recomendações de alguns especialistas para que se tome o chá quente feito na hora, elaborando-se cada vez o equivalente somente a quantidade de uma xícara. Assim sendo, para tomar a segunda xícara do chá, vai ter o trabalho de ligar o fogão, ferver a água novamente na quantidade suficiente para uma xícara, etc. Para muita gente, não existe tempo ou facilidade para fazer isso tanto em casa quanto no local do trabalho, sendo mais prático ter pronto e coado as duas doses a serem tomadas a mais no mesmo dia, se for o caso.

Quando se toma qualquer tipo de chá fora de casa, para fins medicinais, em ambiente de trabalho, exceto quando a empresa fornece chá como opção ao cafezinho, pode não haver facilidade para repetir a elaboração do chá duas ou três vezes ao dia. Nesse caso, é melhor levar e guardar o chá coado pronto para beber. Dessa forma, o trabalho a mais seria de esquentar o chá ou pedir para alguém fazer isso.

Perguntas complementares:

  • Posso guardar o chá na geladeira?

Pode.

  • Por quanto tempo posso guardar na geladeira?

De preferência, até 24 horas.

  • Posso adoçar para guardar?

É melhor não adoçar, nem para tomar na hora e nem para guardar.

Os chás são considerados como alimentos naturais, saudáveis e benéficos para saúde, quando consumidos adequadamente.

Conheça mais de 6.000 tipos de receitas de elaboração de chás caseiros no site www.chasdeplantasmedicinais.com.br,  onde se encontram também diversas orientações gerais complementares e extensa bibliografia.

Faça seu comentário no campo abaixo. Participe:

Leave a Reply