Planta tóxica significa, em outras palavras, planta venenosa.

De um modo geral, todas as plantas medicinais usadas para chás caseiros apresentam alguma toxicidade em sua composição química natural, seja em baixo teor ou em teor variado.

 

O grau de periculosidade de uma planta medicinal venenosa varia em função da composição e quantidade de toxinas produzidas pela mesma, e pela dosagem que a mesma é consumida ou absorvida, respeitadas as recomendações de especialistas no caso de seu uso em forma de chá. As plantas que não são consideradas medicinais são as mais perigosas quanto à sua toxicidade.

 

A toxina, que proporciona mais ou menos toxicidade de um tipo de planta, é uma determinada substância produzida pelas plantas, e por outros seres vivos, para se protegerem de outras plantas ou de animais e aves, ou seja, para se defenderem de predadores em geral. A cobra e o escorpião, por exemplo, transmitem o veneno em sua defesa. As plantas transmitem o veneno quimicamente pelo consumo ou uso de suas partes na maioria dos casos, ou pelo simples contato em alguns casos.

 

Diversas plantas são conhecidas como de elevado teor de toxicidade e são usadas para chás caseiros, respeitando-se uma dosagem moderada e um curto período de tempo de consumo, seja por uma semana ou por até duas semanas no máximo, por exemplo.

Essas plantas venenosas, e ao mesmo tempo benéficas para alguns problemas de saúde, devem ser usadas com os cuidados adequados. É o caso, por exemplo, da Arruda que é popularmente bastante conhecida no Brasil.

 

Existem diversas plantas medicinais que podem ser usadas externamente como remédios caseiros, oferecendo diferentes benefícios para as pessoas que as utilizam, mas que não são recomendáveis para uso interno, ou seja, que não devem ser ingeridas na forma de chá ou suco por causa de seu elevado teor de toxicidade. É o caso, por exemplo, da planta Guiné, que não deve ser ingerida na forma de chá.

 

Muita gente acredita que as plantas ou frutos consumidos por pássaros não tem perigo para consumo humano, mas na realidade existem plantas ou frutos consumidos por pássaros que são perigosos para o consumo humano. Existem também algumas  flores muito visitadas pelos beija-flores que podem ter alta toxicidade para os humanos.

 

Há plantas que não têm perigo para o consumo humano, porém, são venenosas para os animais, sejam cavalos, cães, gatos e outros tipos. Há plantas que são perigosas para todos, uso humano e animais em geral.

 

No caso de plantas desconhecidas somente um técnico ou especialista pode tirar as dúvidas.

 

Conheça 5.500 tipos de receitas de elaboração de chás caseiros no site www.chasdeplantasmedicinais.com.br,  onde se encontram também diversas orientações gerais complementares e extensa bibliografia.

Faça seu comentário no campo abaixo. Participe:

Leave a Reply

Your email address will not be published.