Os temperos ou condimentos, e especiarias, têm tudo a ver com chás de plantas medicinais, porque muitos temperos naturais também podem ser utilizados na elaboração de chás.

Vale a pena lembrar que as plantas medicinais contribuem com muitos benefícios para a saúde, na forma de chás ou de remédios caseiros, confirmando que essas plantas são também saudáveis, embora de maneira diferente, quando consumidas em forma de temperos para fins de alimentação.

 

Apresentamos, a seguir, alguns exemplos de plantas utilizadas como temperos e também para chás medicinais: açafrão, alcaravia, anis-estrelado, baunilha, canela, cardamomo, coentro, cominho, cravo-da-índia, cúrcuma, curry, erva-doce, gengibre, gergelim, hortelã, louro, manjericão, manjerona, mostarda, noz-moscada, orégano, pimenta-do-reino, salsa (ou salsinha), sálvia, tomilho, urucum, zimbro.

 

Há temperos naturais que se destacam e chamam a atenção pelo fato de representar o resultado da mistura de outros temperos ou condimentos. Vejamos alguns exemplos: Cheiro Verde, Curry, Ervas de Provence e Zaatar. Cada um desses temperos não se refere a uma planta somente, mas a duas ou mais quando agrupadas.  No Brasil, o mais popular deles é o Cheiro Verde.

Cheiro Verde

É a mistura de Salsa (ou Salsinha) e Cebolinha, incluindo-se o Coentro no lugar da Salsa em alguns casos, ou costumes, como na região do nordeste brasileiro.

 

Curry

O Curry, também chamado de Masala, é uma mistura de origem indiana.  De um modo geral, é a junção dos seguintes temperos: Alho, Canela em pó, Cardamomo, Coentro, Cominho, Cravo em pó, Cúrcuma, Feno Grego, Gengibre, Louro, Mostarda, Noz Moscada, Pimenta do Reino e Pimenta Vermelha. Trata-se de um tempero tradicional da Índia, onde a quantidade de ingredientes adicionados varia de acordo com o costume de cada região, e de acordo tipo de cada prato, e se o mesmo dever ser mais ou menos picante.

 

Ervas de Provence

As Ervas de Provence se constituem numa mistura de condimentos de origem francesa, da região de Provence. Recomenda-se que este tempero seja aplicado no momento em que se vai servir determinado prato, para mais realce de seu sabor.

No Brasil são misturados os seguintes temperos: Alecrim, Alfazema, Manjerona, Orégano e Tomilho.

 

Zaatar

Originado do Oriente Médio, no Brasil é constituído pela mistura de Gergelim, Manjerona, Orégano, Sal, Sumagre e Tomilho.


Faça seu comentário no campo abaixo. Participe:

Leave a Reply

Your email address will not be published.