Duas perguntas que muita gente faz:

1) Na hora de tomar um chá, o que é melhor, beber o chá quente ou frio (ou gelado)?;

2) Na hora de fazer o chá, não seria melhor optar pelo suco?

Antes de esclarecer as duas dúvidas é preciso comentar que qualquer chá caseiro para fins medicinais deve ser elaborado com água fervida, ou fervente, ou em estado de fervura, borbulhando, em ebulição.  Isso porque, a água fervida absorve melhor o princípio ativo da planta, ou seja, a parte química da planta que fará bem para a saúde.

Mas, depois que o chá esfriou, tendo ficado para ser tomado depois, devo esquentá-lo ou tomá-lo frio? A recomendação é esquentar toda vez que for tomar o mesmo chá, esquentando só o equivalente a cada xícara de cada vez, até 3 vezes no total , podendo guarda-lo na geladeira, no máximo de um dia para o outro, com as partes da erva junto com o chá, ou com o chá já coado. O chá quente tem uma ação benéfica mais intensa para o organismo do que quando tomado frio. Por outro lado, tomar chá frio fica mais adequado no caso de simples satisfação pessoal, refrescante ou relaxante, sem preocupação medicinal.

No caso da segunda dúvida, de escolher entre o suco e o chá, para fins medicinais, o chá seria mais eficaz por causa da absorção mais concentrada dos princípios ativos. Na elaboração de um suco a erva é triturada ou moída, a água é fria e boa parte do conteúdo benéfico não é absorvida rapidamente, ficando ainda uma parte da erva retida pelo coador, a qual não é consumida, pesando esses fatores em comparação com o chá quente. A cebolinha fresca picada, por exemplo, conforme figura acima, além de ser muito utilizada em temperos ou condimentos, apresenta também diversos benefícios para a saúde na forma de chá e na forma de suco. Entre o suco frio e o chá quente da cebolinha, o mais recomendável é o chá quente. Coincidentemente, por causa de seu forte aroma e sabor, a preferência poderá ser maior para o chá quente de cebolinha, incluindo ou não outros ingredientes na bebida.


Faça seu comentário no campo abaixo. Participe:

Leave a Reply

Your email address will not be published.