Utensílios e Acessórios Para Chás Caseiros

No mercado de utilidades domésticas existe uma grande quantidade de utensílios e acessórios, utilizáveis na elaboração de chás caseiros, com algumas centenas de variedades, como por exemplo, muitos tipos de bules, de xícaras, coadores, infusores, e assim por diante.

 

Vamos comentar aqui quais são os utensílios básicos necessários para a elaboração de chás caseiros, principalmente os chás de plantas ou ervas medicinais.

 

Podemos começar pela vasilha a ser utilizada para ferver a água. Primeira recomendação que todo o mundo faz referente a chás: evite utilizar vasilha de alumínio, principalmente quando for ferver a água junto com as partes da planta, tais como folhas secas picadas, raiz em pedaços, ralada ou em pó, etc. Se for ferver só a água, para depois misturar com as partes da planta em um bule ou outra louça, menos mal se usar a vasilha de alumínio, mas mesmo assim não seria o ideal.

 

Para ferver a água, misturada com as partes da planta, pode ser utilizada uma caneca “fervedora” do tipo esmaltado, geralmente de cor vermelha, ou do tipo teflon, geralmente de cor preta. Detalhe importante: é preferível uma caneca de 1 litro (1.000 ml) ou um pouco mais, e no mínimo de 500 ml, porque para a maioria de todos os chás medicinais conhecidos, a receita recomendada é de fazer e tomar o equivalente a 3 xícaras por dia, no caso de se fazer o chá somente uma vez ao dia e guarda-lo, exceto  se quiser ter o trabalho de fazer o chá fervendo a água aos poucos, xícara por xícara.

 

A segunda dose mais recomendada para todos os tipos de chá é de se fazer e tomar 2 xícaras por dia, o que justifica ter uma vasilha de pelo menos 500 ml para ferver a água com pequena sobra.

 

Após desligado o fogo, a água fervida misturada com as partes de planta devem ficar em repouso por certo tempo, até 10 minutos, por exemplo, com a caneca tampada com um pires de louça, ou se for o caso com o bule de louça tampado. Somente usar o coador na hora de tomar o chá.

 

Quanto ao coador, escolha aquele que tem os menores furinhos, porque na hora de coar o pó de gengibre, por exemplo, a maioria deles deixa passar alguma coisa. Não tendo o coador pode ser utilizado um filtro de papel de coar café ou até um antigo coador de pano.

 

Nas receitas de chás costuma-se citar a quantidade de xícaras a serem tomadas por dia, mas não se fala no tamanho de cada xícara. O padrão usual é de 200 ml para cada xícara, podendo variar um pouco a mais ou a menos. Na falta de xícara na hora de se tomar o chá pode ser usado o copo brasileiro padrão ANVISA de 200 ml, ou o copo tamanho pequeno (tipo americano), de 190 ml, cujo volume fica próximo de uma xícara de chá com 200 ml.

O copo tipo requeijão já é um pouco maior com capacidade de 250 ml.

 

 

Atenção!

A partir do próximo mês, adquirindo o nosso kit básico de utensílios para chás, conforme imagem neste post, você terá acesso gratuito a todo o conteúdo do nosso site por até 2 anos.

Conheça 5.600 tipos de receitas de elaboração de chás caseiros no site www.chasdeplantasmedicinais.com.br,  onde se encontram também diversas orientações gerais complementares e extensa bibliografia.